A celulite é caracterizada pelo aspecto ondulado da pele de algumas áreas do corpo. Afeta 85% a 98% das mulheres após a puberdade, de todas as raças, embora mais as brancas sejam as mais afetadas. Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando eles têm algum desequilíbrio hormonal. Não é considerada uma doença, contudo é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres. A celulite tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino), como nos quadris, coxas e nádegas; também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca – curiosamente áreas em que é observado o padrão feminino de deposição de gordura. A obesidade não é condição necessária para a sua existência; há mulheres magras com celulite.
CAUSAS
A causa da celulite não é plenamente conhecida e é pouco estudada; existem inúmeras suposições não comprovadas. Os fatores predisponentes parecem ser hereditários tais como: sexo, etnia, biotipo corporal e distribuição de gordura. Os fatores agravantes não confirmados parecem ser: hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, estresse, medicamentos e gravidez.
Muitos estudiosos consideram a celulite como uma condição fisiológica, característica das mulheres, com muitos fatores envolvidos, mas desconhecidos.
Existem vários graus de celulite, desde aquele em que as depressões só aparecem quando se pinça a pele com os dedos ou os músculos se contraem, até o aspecto acolchoado e nodulações sempre visíveis.
TRATAMENTO
A celulite constitui motivo de insatisfação e grande busca por tratamentos. É preciso ter cuidado e avaliar com crítica as propostas de tratamento que, muitas vezes, têm custo elevado e desproporcional aos resultados possíveis. Muitos cremes têm sido sugeridos sem nenhuma evidência de eficácia e sem nenhum efeito, exceto a hidratação da superfície da pele. Parece que uma dieta balanceada e bem orientada possa melhorar o aspecto da celulite pela redução da gordura. Muitos suplementos alimentares e misturas herbais estão disponíveis no mercado, com diversos apelos de benefícios na celulite e redução da gordura, mas sem nenhuma comprovação até o momento. Existem muitos procedimentos sugeridos que até apresentam alguma melhora imediata, mas em geral, não são apresentados os efeitos a médio e longo prazo. Entre esses procedimentos destacam-se: subincisão, drenagem linfática, radiação infra-vermelha, laser, radiofrequência, ondas de choque ou ondas acústicas, ultrassom focado etc. Em geral, são propostas associações desses tratamentos, com exercícios físicos e dieta adequada que, sem dúvida, são importantes para saúde geral.
Fonte: Site SBD