Quando a face envelhece, a região malar antes bem definida e iluminada, perde volume. Os tecidos profundos são reposicionados e forma-se o “bigode chinês”. A região abaixo dos olhos tem seus sulcos evidenciados e o contorno facial tem limites imprecisos. O preenchedor é capas de amenizar esses efeitos.
Recentemente, o brasileiro Mauricio de Matos descreveu pontos utilizados para sustentação desses tecidos profundos e da pele, criando um efeito lifting.
O ácido hialurônico, material utilizado para o preenchimento facial, é um gel estéril. Existem materiais de diferentes “pesos” e isso distingue em que camada da pele ele deve ser colocado para melhor resultado.
Hoje, é o produto mais utilizado para preenchimento, por sua segurança e efeito. Apresenta-se sob forma de seringas de 1ml e sua aplicação pode ser feita com agulha ou canula, sendo decidido pelo médico a quantidade utilizada e em quantas sessões será feita a correção.
Tem tempo de duração variando de 6-18 meses, podendo ser reaplicado quando necessário, permitindo ao médico refinar ou complementar o resultado.
Os efeitos são vistos já ao término do procedimento. Além de preencher, o ácido hialurônico tem capacidade de reter água podendo ser usado para hidratação da pele também, técnica conhecida como skinbooster.